Ação de limpeza no Açude São Domingos, em Caririaçu, integra a campanha Mares Limpos da ONU Meio Ambiente

Projeto Mares Limpos

No próximo sábado, 21 de setembro, celebra-se o Dia Internacional de Limpeza de Praias. E as Organizações das Nações Unidas (ONU Meio Ambiente), está promovendo a terceira edição da campanha Mares Limpos, com o objetivo de reunir voluntários para realizar ações de limpeza em praias, mangues, rios, açudes e parques.

Em Caririaçu, a ação dos voluntários mobilizados pelo organizador Jefferson Pereira, administrador da empresa Casa da Pesca, será realizada no Açude São Domingos.

De acordo com Pereira, a participação de voluntários de Caririaçu nessa campanha mundial é importante para demonstrar a integração da sociedade em ações simultâneas de preservação dos ecossistemas. “A participação é voluntária e a iniciativa busca conscientizar a população local e frequentadores dos açudes do município sobre a importância de descartar o lixo – especialmente o plástico – corretamente”.

A mobilização, iniciada na Praça de São Pedro, que iniciará às 8h, terá duração de 60 minutos, tempo o bastante para coletar o máximo de resíduos em torno do Açude São Domingos. Logo após os voluntários se reunirão para pesar e contabilizar os itens encontrados, separando-os por categoria, como plástico, vidro, metal e papel.

As informações sobre o lixo coletado serão documentadas em relatório e registradas em fotos e vídeos que serão destinados para a coordenação nacional da campanha.

Sobre o projeto Mares Limpos

De acordo com a representante da ONU Meio Ambiente no Brasil, Denise Hamú, é preciso atuar em várias frentes para combater a poluição dos ambientes aquáticos.

A primeira edição da Semana Mares Limpos, em 2017, contou com a participação de 136 grupos, em 16 estados brasileiros, reunindo quase 10 mil voluntários em suas atividades. Mais de 24 toneladas de lixo foram retiradas em todo o país.

Na segunda edição, em 2018, 120 grupos mobilizaram mais de 10 mil participantes em 13 estados. Os principais itens encontrados nas praias e rios foram bitucas de cigarro, tampas de garrafa, canudos, garrafas plásticas, sacolas plásticas de supermercado, embalagens plásticas em geral, copos e pratos plásticos, garrafas de vidro, pedaços de isopor e talheres plásticos. Também foram recolhidos aparelhos eletrodomésticos portáteis (como forno micro-ondas) e sofás.

Para mais informações sobre a limpeza do Açude São Domingos:

Jefferson Pereira – Casa da Pesca – (88) 9.9727.2075

Para mais informações sobre a Semana Mares Limpos 2019:

facebook.com/ONUMeioAmbiente

ENTRE EM CONTATO

Estamos aguardando seu contato. Fique a vontade para enviar-nos uma mensagem.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?