DNOCS promove capacitação teórica e prática sobre aquicultura continental

O DNOCS, com a missão de estender conhecimentos sobre o cultivo e o consumo de pescado junto à população brasileira, realiza o curso Teórico e Prático sobre Aquicultura Continental.

O curso faz parte da Carta de Serviços ao Cidadão e tem como objetivo promover a capacitação por meio da transmissão de conhecimentos e prática de campo, visando à produção do pescado.

Entre os temas a serem abordados estão Limnologia Aplicada a Aquicultura, Nutrição de Peixes e Camarões, Economia Pesqueira, Criação de Pirarucu, Tecnologia do Pescado e Despesca e Seleção de Larvas de Tilápia.

Com 40 horas aula, o curso fornece uma visão geral sobre a biologia das espécies continentais com foco na produção, os distintos sistemas de cultivo, planejamento e instalações, bem como nutrição, genética e manejo aplicado à produção de peixes em cativeiro.

Os temas em destaques são: o Manejo de Pirarucu, Teste de Eficiência de Reversão Sexual / Sexagem em Tilápia, Nutrição de Peixes e Camarões, Sistemas de Cultivos de Peixes, Economia Pesqueira, Empreendedorismo, Captura e Identificação Sexual do Tambaqui, Recirculação de Água, Cultivo de Bioflocos e Reprodução Artificial em Tambaqui: Biopsia Ovariana, Análise Laboratorial, Hipofisação – Aplicação 1ª dose.

Também são abordados a Hipofisação em Tambaqui: 2ª Dosagem de Hipófise, Sutura e Monitoramento da Hora Grau, Limnologia Aplicada a Aquicultura- Preparação de Viveiro, Aquariofilia, Administração e Controle de Custos na Aquicultura e Hipofisação: Extrusão.

A capacitação ocorre três vezes por ano, nos meses de março, agosto e novembro. Segundo o coordenador de Pesca e Aquicultura da Pesquisa, o Dr. Pedro Eymard, cerca de 90% dos aquicultores do Ceará passaram pelo treinamento.

A inscrição é gratuita e pode ser feita na secretaria do Centro de Pesquisas Rodolpho Von Lhering, em Pentecoste. Mais detalhes obre localização da Unidade, alimentação e alojamento durante a realização do curso podem ser obtidos através do telefone (85) 3352-1235.

O curso será ministrado pelos seguintes técnicos:

Guilherme Lima de Paula – Eng.º de Pesca MSC

Maria do Socorro Chacon de Mesquita – Eng.ª Agrônoma MSC – DPA/CA 

Airton Rebouças Sampaio – Eng.º Agrônomo Especialista em Aquicultura 

Audízio Xavier de Almeida – Economista – DPA 

Francisco Carlos de Almeida Paulino – Técnico SEBRAE 

José Agenor Soares Galvão – Biólogo DPA/CA 

Francisco Jaime de Oliveira Eng.º de Pesca (castanhão) 

Antônio Roberto Barreto Matos Eng.º de Pesca MSC 

José Agenor Soares Galvão – Biólogo DPA/CA 

Célio Henrique A. Cavalcante – Graduando em Eng.ª de Pesca – Estagiário DPA/CA 

Jessyca Ellen – Graduanda em Eng.ª de Pesca – Estagiária DPA/CA

Pedro Eymard Campos Mesquita, Eng.º Agrº Msc DPA/CA

Fonte: Assessoria de comunicação do DNOCS

ENTRE EM CONTATO

Estamos aguardando seu contato. Fique a vontade para enviar-nos uma mensagem.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?