Fortaleza recebe 5ª Etapa Norte e Nordeste de Bettas de linhagem

Entre os dias 24 e 25 de agosto acontecerá na capital cearense a 5ª Etapa Norte e Nordeste de Bettas de Linhagem (Nordbettas).

O evento disponibilizará espaço para 30 expositores, que podem realizar as inscrições até o dia 17 de agosto.

A edição 2018 do Circuito Norte – Nordeste de Bettas de Linhagem conta com sete etapas, passando pelos estados de Sergipe, Bahia, Alagoas, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

Paralelo ao Nordbettas também ocorrerá o 1º Ceará Betta Show, com expositores exclusivamente do Ceará.

Para essa 5ª etapa do Nordbettas o julgador será Ednaldo André Caetano, também conhecido como Naldo, que adotará como referência para a avalição dos peixes os critérios estabelecidos no manual de julgamento desenvolvido pelos organizadores do Encontro Nacional dos Criadores de Bettas (Enabettas), que foi elaborado com base nos padrões do International Betta Congress (IBC), com adaptações compatíveis à realidade dos criadores brasileiros.

A condição geral do betta será o primeiro ícone a ser tratado pelo jure; corpo e nadadeiras deverão estar em perfeito estado, sem manchas, máculas, furos, faltas de escamas, cortes, ou quaisquer outras anomalias.

Nordbettas 2018 (1)

As nadadeiras deverão ser proporcionais ao corpo. Bettas com corpo pequeno e nadadeiras grandes receberão menos pontos do que aqueles com o corpo um pouco menor que o padrão, mas que tenham proporcionalidade entre as nadadeiras. Um betta com o corpo muito largo e com as nadadeiras pequenas também perderá pontos.

Na avaliação geral o item proporcionalidade entre as nadadeiras e o corpo terá mais peso do que o item comprimento do corpo. Sendo avaliadas as nadadeiras dorsal, caudal, anal, ventral e peitoral.Bettas (1)

De acordo com Paiva, integrante da equipe organizadora do evento no Ceará, os três melhores bettas das categorias Long tail, Plakat, Crowntail Long e Dumbo, receberão medalhas de 1º, 2º e 3º colocados. Também haverá medalhas para a melhor fêmea e o melhor macho, além do reconhecimento pela qualidade genética da linhagem.

“O evento certamente proporcionará a troca de experiências entre os criadores, o conhecimento do plantel nacional e a obtenção de informações no âmbito da genética, alimentação, reprodução e manuseio das espécies, valorizando o hobby no Ceará”, afirma Paiva.

A 5ª Etapa Norte e Nordeste de Bettas de linhagem e o 1º Ceará Betta Show serão realizados na Loja Ecológica Pet Shop, Rua Beni Carvalho, nº 244, bairro Aldeota, em Fortaleza.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas com os organizadores pelo telefone (85) 9.9799.8296, ou acessando o site:

nordbettas.blogspot.com

ENTRE EM CONTATO

Estamos aguardando seu contato. Fique a vontade para enviar-nos uma mensagem.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?