O hábito alimentar dos peixes

Sistema digestivo

Para o sucesso da piscicultura é necessário que se adotem técnicas de cultivo adequadas à espécie que se deseja produzir.

Num sistema de produção intensivo as despesas com alimentação representam cerca de 50 a 80% do custo de produção. Por isso, o produtor deve conhecer os principais aspectos relacionados à nutrição e alimentação dos peixes, para implementar um manejo nutricional e alimentar adequado e que torne a atividade economicamente rentável.

Os peixes consomem uma grande variedade de alimentos e apresentam muitas formas de se alimentar. O conhecimento do hábito alimentar de uma determinada espécie é importante para desenvolver estudos das suas exigências nutricionais e alimentares, na formulação e preparo de rações e manejo da alimentação.

Peixes planctófagos

Alimentam-se do plâncton: conjunto de organismos aquáticos que flutuam na água ou são dotados de escassos elementos de locomoção, de tamanho microscópico ou muito pequenos formados por organismos vegetais (fitoplâncton) e animais (zooplâncton: organismos protozoários, rotíferos, microcustáceos, copépodos, cladóceros e outros organismos).

Praticamente todas as espécies nas suas fases iniciais (larvas, pós-larvas e alevinos) são planctófagas, algumas mantêm esta preferência na fase adulta como as tilápias, carpa cabeça grande e carpa prateada.

Peixes herbívoros

Alimentam-se de alimentos de origem vegetal e de dietas mais rica em fibras e geralmente de baixa energia. Na natureza se alimentam com plantas (macrófitas) e algas filamentosas.

Peixes herbívoros/frugívoros

Alimentam-se de frutos e sementes.

Peixes bentófagos/iliófagos/detritívoros

Alimentam-se de organismos bentônicos (larvas de insetos, larbas e ovos de moluscos, crustáceos entre outros organismos) e detritos orgânicos (algas, resíduos planctônicos, fezes de outros peixes, entre outros) que se acumulam ou desenvolvem nos fundos dos viveiros e tanques.

Peixes onívoros

Alimentam-se ao mesmo tempo de alimentos de origem vegetal e animal.

Peixes carnívoros

Alimentam-se de animais de maior porte como insetos, crustáceos, peixes, anfíbios e cobras.

Peixes piscívoros

Apresentam hábito exclusivo piscívoro, ou seja, alimentam-se de outros peixes.Referência alimentar

ENTRE EM CONTATO

Estamos aguardando seu contato. Fique a vontade para enviar-nos uma mensagem.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?